Tecnologia do Blogger.

Infestação de escorpiões preocupa moradores de Luziânia, em Goiás

Moradores de Luziânia, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal, estão preocupados com a infestação de escorpiões na área urbana. “Eu não sei de onde que vem. A gente não os vê durante o dia andando. Eu preocupo com todos e com as minhas cachorrinhas também que andam muito aqui no quintal. Apesar de ser tudo ladrilhado, mesmo assim aparecem”, relata a dona de casa Delir Luíza da Cunha, que já encontrou três animais do tipo em menos de seis meses. Um deles estava dentro do quarto dela.
Infestação de escorpiões preocupa moradores de Luziânia, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O mesmo ocorreu com a aposentada Ita Flores Roriz. Em dois anos ela já recolheu sete escorpiões em casa. Na tentativa de conter a infestação, ela chegou a colocar galinhas no quintal, que são predadores naturais do animal. “A gente comprou umas galinhas, colocou, mas não adiantou. Gostaria que tivesse um jeito de eliminar o quanto antes”, diz.
Segundo o diretor do Centro de Zoonoses, Álvaro de Carvalho, o grande número de lotes baldios e entulhos espalhados pela cidade dificultam o controle do animal peçonhento. A maioria dos escorpiões encontrados em Luziânia é do tipo amarelo e seu veneno pode matar. Por isso, Carvalho alerta que, no caso de picadas, a pessoa ferida deve procurar um posto de saúde com urgência, além de acionar a equipe do Centro de Zoonoses para fazer uma análise do local.

Fonte
http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/10/infestacao-de-escorpioes-preocupa-moradores-de-luziania-em-goias.html

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário