Tecnologia do Blogger.

Altas temperaturas contribuem para proliferação de escorpiões

O calor predominante nesta época do ano no Oeste Paulista, contribui para a proliferação de escorpiões na região. Casos que já foram registrados por moradores de alguns bairros de Presidente Prudente.
Do início deste ano até o mês de agosto, mais de 600 pessoas acionaram o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dizendo que capturaram o animal em algum cômodo da casa, de acordo com o órgão. Ao todo, sete adultos foram picados pelo escorpião durante esse período.
A aposentada Fátima Cesco faz parte dessa estatística e afirma que a dor da picada foi “insuportável”. “Eu levei um susto quando fui pegar a vassoura que estava encostada na parede. Logo, o animal me picou e doeu muito”, relata Cesco.
Além das temperaturas elevadas, o acúmulo de lixo também contribuiu para o aparecimento de escorpiões em diversos locais da residência. Segundo o coordenador do CCZ, Célio Nereu, é preciso que a população se conscientize que é necessário deixar os quintais limpos, sem o acúmulo de resíduos pelo chão.
“Esse lixo atrae baratas, que são os principais alimentos dos escorpiões. É preciso lembrar, ainda, que esses animais provocam acidentes e casos mais graves, podendo levar a pessoa a óbito”, explica Nereu.
Já o  médico infectologista, André Luiz Pirajá da Silva, se acontecer da pessoa ser picada pelo escorpião, ela deve procurar imediatamente um hospital mais próximo. Caso contrário, pode ter complicações mais graves de saúde.
“O cidadão deve capturar o animal e, se possível, levá-lo a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), junto com ele. Dessa forma, o médico poderá dar o melhor tratamento para o paciente. Já que os casos podem ser classificados em 'leve', 'moderado' e 'grave', com a alteração da pressão e causar problemas no cérebro, pulmões, coração,  e levar a morte”, explica Silva.

Fonte
http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/09/altas-temperaturas-contribuem-para-proliferacao-escorpioes-na-regiao.html

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário